PRODUTOS

FICHA TÉCNICA
Metrologia

METROLOGIA DIMENSIONAL – INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO MANUAL

CATEGORIAS:

» PAQUÍMETROS – Para medições lineares que requerem agilidade e confiabilidade
Tipos: Universais, Digitais, Analógicos, de Profundidade, Externos e Internos O paquímetro é um instrumento usado para medir com certa precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição, externas, basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa. Possuem também outros dois bicos, que servem para medições internas, rasgos, furos etc..Pode-se também ter medidas de profundidade usando uma haste disponível que fica junto à régua, na parte de trás.Tem modelos analógicos, com relógios e digitais.

» MICRÔMETROS – Para medições com alta precisão (leitura até 0,001 mm) e alta complexidade.
Tipos: Externos, Internos, de Profundidade, de 3 Pontas, Digitais, Analógicos. O micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares externas de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de centésimos de milímetro e até milésimos também. As principais partes do micrômetro são denominadas de arco, parafuso micrométrico, faces de medição, bainha, tambor, porca de ajuste, catraca e trava. Com o micrômetro pode-se ter medidas lineares, sendo normalmente usado quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro. O princípio de medição do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável, em outras palavras, o seu mecanismo consiste no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca. Existem os micrometros análogos e digitais,, para medições externas, internas, profundidade com dois e três contatos.

» RELÓGIOS – Para medições de forma / posição e medidas lineares por comparação.

OBS.: requerem suportes para fixação e posicionamento sobre a peça a ser medida.

» COMPARADOR – Utilizado para medições indiretas por comparação.

» APALPADOR – Mais preciso e sensível que o comparador. Relógios comparadores são Instrumentos de grande precisão de sensibilidade utilizado na centragem de peças na usinagem, verificações de excentricidade e empeno, alinhamento de máquinas, verificação de medidas por comparação, etc. O relógio comparador é um dos instrumentos de maior utilização nos trabalhos de mecânica. Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: um jogo de engrenagens no interior da caixa amplia e transmite ao ponteiro o movimento que é acusado pela haste de contato. A haste é guiada pelo canhão. A escala maior no mostrador (perímetro do círculo) está dividida em 100 partes (0 a 100). Leituras podem ser em 0,1mm, 0,01mm 0,001mm. Para serem usados, necessitam ser montados em suportes adequados, tais como: suporte universal, desempenos com coluna e outros para fins especiais. Estão disponíveis nos modelos analógicos e digitais

O relógio apalpador é um instrumentos utilizados na medição comparativa onde os relógios normais são inadequados. São usados principalmente no controle de excentricidade, forma geométrica de superfícies, alinhamento e centragem de peças e ainda controle dimensional de peças. Assim como os relógios comparadores, devem ser usados com suporte ou dispositivos. Tambem modelos analógicos e digitais.

» SUPORTES PARA RELÓGIOS, BLOCOS EM V – Normalmente utilizados em medições onde haja a necessidade de utilização de relógios ou para a fixação de peças para medição sobre o desempeno ou diretamente em máquinas. Podem ter base magnética ou não magnética.

As bases magnéticas são utilizadas para a fixação de instrumentos de medição, relógios comparadores, furadeiras, bicos de lubrificação em máquinas operatrizes tais como fresadoras, tornos, retíficas ou em qualquer lugar onde haja necessidade de fixação temporária de suportes e peças em geral. Isso se torna prático, pois as bases já possuem na parte superior uma rosca que permite vários tipos de adaptações. Este equipamento possui formatos quadrados e retangulares, uma das faces possui a área de contato retificada para aumentar a precisão do uso, o acionamento é feito através de uma chave mecânica giratória onde o campo magnético é ligado ou desligado sem a necessidade do uso de energia elétrica. Temos modelos diferenciados de acordo com a aplicação.

» MEDIDOR / TRAÇADOR DE ALTURA – Muitas vezes utilizado em conjunto com o relógio apalpador sobre o desempeno.

O calibrador traçador de altura basea-se o mesmo princípio de funcionamento do Paquimetro, apresentando escala fixa com cursor na vertical, é empregado na traçagem de peças para facilitar o processo de fabricação, e com auxílio de acessórios (relógios comparadores e apalpadores) no controle dimensional.

» MEDIDORES DE ESPESSURA – São relógios, análogos ou digitais, montados em um arco de metal, que servem para a medição de espessura de chapas de aço, alumínio, fitas, borrachas, laminados de espuma, plásticos ou madeira.

» ESQUADROS E TRANSFERIDORES – Instrumentos para medir ou verificar ângulos.

» TRENAS E ESCALAS – Para a medição de medidas lineares e com baixa precisão.

» NÍVEIS – Para a verificação e nivelamento de máquinas e/ou estruturas em geral.

« Voltar

CORTES INDUSTRIAIS

Precisão e qualidade no acabamento sem desperdícios